<br />
<b>Notice</b>:  Undefined property: stdClass::$pub_title in <b>/var/www/vhosts/orienta4yel.eu/httpdocs/application/view/publications/publication.php</b> on line <b>8</b><br />
 
 

Um olhar sobre os fatores de risco para o abandono escolar precoce no ensino profissional na região de Leiria


Year: 2021
Authors: Sara Lopes, Catarina Mangas, Carla Freire e Sandrina Milhano
Link: https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf
Keywords:
O abandono escolar precoce caracteriza-se por um afastamento das crianças e jovens da escola, antes de concluírem a escolaridade obrigatória. É um fenómeno complexo, associado a aspetos de natureza educativa e a fatores sociais, que pode levar a situações de vulnerabilidade e exclusão social e económica.
Até 2020 os Estados Membros da União Europeia comprometeram-se a reduzir a percentagem de abandono escolar precoce para menos de 10%. O projeto europeu - Orienta4Yel (Erasmus +), que se encontra a ser desenvolvido por Instituições de Ensino Superior de cinco países (Espanha, Portugal, Alemanha, Roménia e Reino Unido), foi criado com o objetivo de contribuir para a redução desta percentagem através do desenvolvimento, implementação e avaliação de métodos e práticas de ensino e aprendizagem inovadoras.
No contexto português, o estudo, de cariz misto, foi efetuado em sete escolas da região de Leiria com cursos profissionais, tendo-se recolhido dados através de questionários e entrevistas semiestruturadas, individuais e em grupo, a elementos das direções, professores e alunos. Através desta metodologia, procurou-se, entre outros objetivos, compreender os fatores de risco para o abandono escolar precoce destes jovens e/ou dos seus pares.
O corrente artigo apresenta os resultados das entrevistas realizadas, onde se evidencia que os fatores que mais contribuem para o risco de abandono escolar precoce relacionam-se com as questões familiares (famílias destruturadas, com baixos rendimentos e nível académico), questões pessoais (baixa autoestima, desmotivação e falta de objetivos de vida) e questões estruturais (currículos poucos adequados, carga horária excessiva e elevada componente teórica dos cursos).
 
 
© 2019 Universitat Autònoma de Barcelona - Tots els drets reservats
Diseño y desarrollo:   Estudio Sicilia
""